O carveboard consiste basicamente em uma prancha de madeira sobre eixos com molas de baixa resistência [alguns com regulagem de pressão] que permitem uma inclinação de até 45 graus. Para completar o carve é equipado rodas aro 4 e pneus calibráveis que permitem enorme controle da velocidade de acordo com a pressão dos pneus. A união destes eixos com os pneus e câmara é o que proporciona uma sensação muito parecida com o surf no mar com manobras semelhantes a batidas e rasgadas.
Para quem já anda de skate street, longboard, speed, o carve aparece como um novo conceito e um rolé diferenciado, tendo como unica semelhanca aos seus primos o fato de serem esportes praticados sobre pranchas de madeira e rodas. O carve une técnicas do surf, skate e snowboard para proporcionar uma nova sensação ao praticante. O carve não é ideal para grandes velocidades, o objetivo é aproveitar toda a extensão da ladeira com rasgadas suaves e enorme estabilidade.
O rolé macio e confortável é viciante (quem experimenta confirma). Mas não confunda o carveboard com o mountain board ou o longboard. Enquanto o carveboard é o puro street surf, o mountain board é projetado para um rolé mais agressivo na terra (com variações no asfalto) com grandes saltos e velocidade. Já o longboard, muito popular atualmente, proporciona um rolé com mais velocidade (speed), com grandes slides e uma grande dose de adrenalina.
Como começar? No carveboard não é preciso muita técnica de início. Mesmo para quem nunca praticou esportes como skate, surf ou snowboard é fácil pegar e sair andando logo de início. Mas é claro que, com o perfil, habilidade e um pouco de treino, o rolé pode ficar ainda mais agressivo adaptando manobras com o estilo de cada um.
Talvez o maior incoveniente para o carveboard atualmente seja o preço e as poucas lojas representantes com carves para pronta entrega. A venda hoje em dia é quase que exclusivamente pela internete isso ainda é um problema para muitas pessoas. Para começar o interessado precisa desembolsar logo de cara algo em torno de R$650.00 a R$1.000,00 para adquirir o seu, fora o equipamente de segurança [que permite um rolé seguro e uma noite tranquila após alguma queda no asfalto]. Na internet você encontra alguns fabricantes nacionais e internacionais, com diferentes modelos para os diferentes perfis de carveboarders. Um certamente terá o seu estilo.
Em Juiz de Fora, a loja Campos Bike, do carveboarder Edson Campos é a pioneira na representação das marca Drop Boards e US Boards na cidade e conta com excelentes opções de pagamento para facilitar o seu drop. Campos Bike: (32) 3061-3793 ou edsoncamposfe@hotmail.com.
• Solte os três parafusos
• Desencaixe as duas metades das rodas
• Repita o procedimento inverso
• Se apresentar ruído, lubrifique com graxa onde as molas ficam apoiadas. Utilize um pequeno pincel e remova o excesso com papel.
• A utilização de sprays lubrificantes são práticos, mas funcionam com menor eficácia ou por um período mais breve que a graxa.
• Não lubrifica-los.
• Sua dupla blindagem de borracha é a melhor vedação contra poeira. Mesmo assim, em terrenos arenosos e empoeirados, sua vida-útil tende a reduzir pela metade.
• Cheque sempre o aperto dos parafusos.
• Evite pancadas fortes em guias e muros.
• Evite expor o equipamento ao sol ou sob alta temperatura por tempo prolongado.
• Jamais utilize peças danificadas ou improvisadas.
• Não exceda o peso máximo para usuário de 120kg.
Remada: O posicionamento dos pés para a remada é a maneira de colocar o carve em movimento. Através dela se imprime a velocidade inicial na ladeira para se começar a deslizar sobre o asfalto.
O posicionamento do pé da frente é importante, pois ele é que vai servir de apoio para deslocar o carve. Este pé deve estar paralelo, na parte da frente e bem no meio da prancha. Se ele estiver de lado ou fora do centro da prancha ela irá virar e o carve fará uma curva. Com o pé bem no centro não existe perigo de se perder o equilíbrio, pois o carrinho irá andar reto e de forma previsível.
Posicione o pé de trás de forma mais aberta, se não o pneu de trás pode bater no seu calcanhar e te desiquilibrar ou derrubar.
Andando: Depois de estar em movimento é necessário posicionar os pés corretamente. Eles devem ficar perpendiculares à prancha. Por isso o pé da frente, que estava reto, agora deve ser girado, deixando o corpo do atleta de lado. Quanto mais perpendiculares estiverem os pés, melhor será para se inclinar e controlar a intensidade das curvas. O pé de trás não deve ultrapassar a borracha do tail, pois ela foi feita exatamente para ser um limitador. O pé da frente deve ficar no terço da frente da prancha. Não deixe-o muito perto do bico pois ele pode engatar no pneu quando você fizer uma curva. Se isso acontecer é chão certo, pois o pneu irá travar e você será ejetado.
Velocidade: O carve é como uma bicicleta. Você precisa de um mínimo de deslocamento para conseguir andar e conseguir o equilíbrio necessário. É bem difícil se equilibrar em uma bicicleta parada; no carve é a mesma coisa. Desta maneira será possível fazer as primeiras curvas através do controle do corpo. É preciso se atentar par ao fato de que o carve não foi feito para grandes velocidades.
Controle: Num skate normal o controle de direção se dá principalmente pela inclinação dos pés. No carve isso não funciona, você tem que usar principalmente a parte de cima do corpo, o peitoral, para fazer as curvas. Todo o controle de direção se dá através do deslocamento do seu centro de gravidade para a frente ou para trás. Se tentar controlar o carve somente através da inclinação dos pés, perderá o equilíbrio e cairá do equipamento. O ideal é começar a fazer curvas bem abertas, inclinando o corpo suavemente, utilizando toda a largura da rua que está usando.
Freios: A regra básica do freio é: o carve não tem freio! Mas não se preocupe, planadores, asas-delta e parapentes também não tem freios e nem por isso se espatifam por aí. O segredo é estar sempre no controle da velocidade. Nunca deixe o carve alcançar uma velocidade em que você não esteja confortável. Para isso abuse das curvas e use sempre toda a extensão (largura) da rua em que está andando. Se achar que está muito lento dê uma remada ou aponte o carve para baixo da ladeira para ele pegar um pouco de velocidade. Logo em seguida volte a fazer curvas e usar a rua inteira. Assim você estará sempre no controle do carrinho e seus joelhos, cotovelos e mãos agradecerão.
Segurança: As pessoas perguntam se é preciso usar equipamentos de segurança. A primeira resposta é que eles nunca são demais; a segunda é que o pessoal normalmente começa a usar depois que leva as primeiras raladas.
Basicamente, o equipamento essencial é uma boa luva grossa, de preferência aquelas de pedreiro, conhecidas como luvas de raspa de couro. Elas são baratas e podem ser encontradas em lojas de materiais de construção.
O capacete, joelheiras e cotoveleiras são outros bons acessórios de segurança que devem ser usados, ainda mais se a pessoa está começando no esporte. Na dúvida, use todos.
Quer conhecer o carveboard e entrar para equipe? Mande uma mensagem para a gente ou fique de olho na programção dos rolés.
10 comentários:
Bacana o texto. Achei interessante o lance de quanto mais a roda está calibrada mais o carve desenvolve velocidade. Qualquer dia faço um test drive com vocês!
Um abraço
tem que ir sim. e rápido. tenho certeza de que voê via gostar.
eu gostaria que ali tivesse um espaço diferenciando outras modalidades, long, mountain, freeboard e etc.
bom
mtu bom
sabado estaremos andando
Cara, estou em dúvida entre o carveboard e o longboard, porque moro em Brasília e não tem ladeiras, é tudo muito plano. E tenho medo do carve ser muito dificil a remada.
Me de a opinião de profissional, melhor long ou carve nessa situação?
Valew...
Muito bom galera! Dividir experiências é bacana, obrigado e parabéns!
No site da Centauro tem um carve da US sendo vendido e uma informação bacana para completar o texto da calibragem dos pneus. Segue abaixo:
Pressão em libras (pneu do carve)
15 a 20 Iniciante
20 a 30 Iniciante Amador
25 a 30 Iniciante Amador Pro
30 a 35 Amador Pro
Por lógica e dedução, quanto menos libras, maior aderência ao piso e menor velocidade. Quanto mais libras, maior a radicalidade!!
Abraços e uma dúvida... pneus slick ou cross??
Meu jovem, parapente e planadores tem freio sim :) Asa delta tem como freia tambem no pouso..
Muito legal o Blogg. Moro numa cidade onde quase nao existe asfalto e muitas ruas de paralelepipedo, nesses terrenos da pra rolar um role no plano? Grande abraço.
Sou novato acabei de comprar um nao andei ainda e gostaria muito dr aprender . Se algurm puder me ajudar agrAdeco desde ja.
Bom dia aí rapaziada! Comprei um Carver pra andar aqui no RJ e senti muita diferença ao andar em terreno plano em comparação ao long, que desliza com mais facilidade... O Carver só fica bom mesmo em ladeira?
Bom dia aí rapaziada! Comprei um Carver pra andar aqui no RJ e senti muita diferença ao andar em terreno plano em comparação ao long, que desliza com mais facilidade... O Carver só fica bom mesmo em ladeira?
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