quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dicas para manutenção do seu carve

Não é novidade para ninguém o quanto o carveboard é viciante. Basta experimentar uma única vez para não ter mais vontade de descer uma ladeira de outra maneira. Se você anda de carveboard há alguns meses certamente já percebeu que alguns problemas de estrutura poderiam ser corrigidos facilmente. Alguns deles, podem prejudicar o rolé, mas também podem ser corrigidos sem muito esforço. Os principais na minha opinião são: parafusos de fixação da base, o parafuso de ajuste da pressão das molas dos eixos e os rolamentos. Por isso, resolvi criar aqui, um canal para troca de informações sobre dicas de manutenção e reparo nos carveboards, para que eles sejam úteis a todos que hoje praticam o esporte. Este espaço, assim como todo o blog, precisa da sua colaboração, por isso, se você tem alguma dica, entre em contato com a gente.

Parafuso de fixação da base dos eixos:

Os parafusos de fixação das bases roçam com grande facilidade com poucos apertos devido ao pequeno calibre do orifício da chave e prejudicam o regular ajuste dos mesmos. Mas isso pode ser facilmente corrigido com a compra de um jogo de parafusos com mesmo diâmetro e comprimento em qualquer casa específica de parafusos. Você conseguirá encontrar com facilidade um jogo de 8 parafusos com arruelas e porcas (ou 4 no eixo antigo) de grande calibre por menos de 10 reais, garantindo um aperto sempre seguro e confiável dos eixos dos seu carveboard sem o risco de roçar ou bambear durante uma descida.

Parafuso de aperto da pressão das molas na versão Pro MTX Drop Boards:

Os parafusos de aperto da pressão das molas se quebram muito facilmente devido a fina espessura de suas paredes. Mas não é preciso se desesperar. Para acabar com este problema, que se tornou uma constante a boa parte dos que possuem os novos modelos de carve Pro MTX da Drop Boards, basta recorrer a mesma casa de parafusos, adquirir um jogo de 4 parafusos com mesmo diâmetro e limar a parte inferior (para que ela tenha o mesmo comprimento do parafuso original e se afine na parte inferior, para segurar as molas dos eixos), optando por um parafusos com paredes mais resistentes ao aperto. Caso você não encontre, basta levar a peça para que um torneiro mecânico reforce a ponta de aperto dos parafusos e eles não se quebrem mais com tamanha facilidade.

Rolamentos:

Se você tem constância no seus rolés de carveboard, certamente já teve alguns dos rolamentos do seu carve estourados após algumas descidas. Deve ter percebido também que para infelicidade de todos os carveboarders, os modelos de rolamentos que equipam os carveboards não possuem o mesmo diâmetro interno de um rolamento comum aos skates convencionais (enquanto os rolamento de skate são medidos por milímetros, os do carve são rolamentos de polegada). É exatamente ai que surge o problema. Um único rolamento Abec 1 para carve é vendido por cerca de 12 reais, enquanto um rolamento convencional de skate (modelo Abec 1 - modelo mais básico de rolamentos e que equipa os carves atualmente) custa cerca de 2 reais. Com o valor total dos rolamentos do carve seria possível comprar um jogo dos melhores rolamentos importado para skates, com materiais de primeira, grande desempenho, velocidade e resistência.

Se você tem outras dicas que podem ser utéis, envie para a gente.

15 comentários:

Anônimo disse...

como eu gostaria de ter um jogo de rolamentos china bones no meu carve. e ainda sairia mais barato. uso esses rolamentos que estouram e ainda custam caro. :(

Unknown disse...

Dae galera!! gostaria de saber se existe grande diferença entre os carves das marcas diferentes? Pergunto isso pq pelo menos o preço é bem diferente se compararmos os da Urban com os da Dropboards.
cananeia_paulo@hotmail.com
valew!!

ENG X disse...

Calma China, ouvi dizer por aí que tem uma empresa gringa que vai entrar pesado no mercado e usara em seus Trucks o diâmetro do rolamento do Skete, justamente para atender o clamor dos usuários...

Só não sei o nome da empresa...vou procurar saber...
Abração Monstro...

felipe disse...

dae rapaseada por enquanto nao tenho nem uma noçao de manutençao e etc... mas gostaria de saber se alguem sabe quem temum carve usado pra vender?

Alexandre disse...

E ai galera, sou de SP e gostaria de perguntar se alguém sabe como/onde posso comprar um carveboard da Carve, e não da Drop! valeu galera
m4goo7@hotmail.com

Unknown disse...

oi galéra sou de f. de noronha e tenho 2 carves da dropboards so que 1 o chape ja quebro e o outro as camadas estao se separando queria saber se tem algun jeito de evitar isso?
valeu brothers!mto surf

china disse...

Pedro, evitar água e chuva, sobrecarga de peso, deixar o carve exposto no tempo e batidas fortes prolongam a vida do shape do seu carveboard.

Porém, todo shape (assim como qualquer material) tem uma vida útil e em algum momento da vai ser necessário trocá-lo por um novo.

Está na hora de colocar um shape novo nesse carveboard ae e cuirtir umas ladeiras de madeira nova.

Abração e bons drops.

Diogo Moreira | cHiNa

Unknown disse...

Galera sou novo no Carverboard,mais gostaria de saber , se esse esporte é usado somente em Ladeiiras? se eu quiser da uma volta não cidade não tem como ?

Anônimo disse...

Alguem sabe se ja existe alguma marca que comercialize o truck do carveboard com o mesmo diametro interno dos rolamentos de skate convencional?

china disse...

Desconheço quem faça. E eu sempre bati nessa tecla. A variedade de rolamentos para skate convencional é enorme. (para todos os bolsos)

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER QUAL MELHOR MODELO DE SHAPE PARA QUEM ESTA INICIANDO NO CARVE....
O SWALLON OU SQUASH ?

André Bracco disse...

Bom, estou começando no carve agora, mas seguindo o que eu fazia no tempo em que rolamento de skate era muito caro, quando precisar trocar algum vou pesquisar em loja de rolamentos, ou auto peças. É só procurar pelo codigo, no caso do carve é 6001, o do skate é 608. Segue link abaixo de rolamentos iguais aos do carve encontrados na Internet, com preços bem mais acessíveis.

http://www.tekkno.com.br/produto.aspx?ProCodigo=738

http://www.shopmania.com.br/acessorios-para-motos/p-rolamento-6001-zz-embreagem-cg-titan-ppk-1%C2%AA-linha-2070319

http://adm-rolamentos.com.br/products/--Rolamento-6001-ZZ----Embalagem--com-10-pe%E7as..html

Guigus disse...

Valeu pelas dicas do rolamento Bracco!!!

Devo comprar meu CARVE ainda este ano, pois o longboard que possuo não permite rasgadas... tenho pesquisado muito e colhido informações diversas sobre esse equipamento.

NÃO CONSEGUI DESCOBRI QUAL SERÁ A MELHOR OPÇÃO PARA MIM, se o Matrix ou First da Drop, ou algum da US (Urban Surf).

Diego, posso te dizer (pelas pesquisas que fiz) que o tipo de "rabeta" (swallon ou squash) não influi no rolé, appenas no desing, segundo informações da US.

Outra coisa, quem puder responder as dúvidas dos novatos que a façam, pq é difícil encontrar coisas sobre o carve, ainda...

Parabéns pelo blog!!

Cecel disse...

Gostaria de Adquirir as molas para o carve e nao estou encontrando gostaria de uma ajuda Equipe por favor enviar informações isaacbest@hotmail.com . Obrigado .

Unknown disse...

Acabei de comprar um nao tenho experiencia andava qdo era muleque e hoje tenho 36 anos e qro dar uma curtida. Meu skate esta com os trucks moles para o carver pra eu q estou iniciando deixo assim mesmo ou e melhor deixar mais rigido? Pois estou ainda conhecendo o brinquedo r nao consigo nem ficar em cuma por inseguranca