segunda-feira, 3 de maio de 2010

Carveboard é a "Nova Onda" no asfalto 2010

Por uma bela iniciativa do carveboarder Guto do Rio de Janeiro um release sobre o carveboard.

Um skate grande com rodas parecidas com as de um kart, com gigantescos trucks equipados com molas, em cima, um sujeito fazendo manobras de surf. Esta mistura, que tem até um pouco de Surf, Snowboard e Skateboard, é o Carveboard, uma espécie de streetsurf. Conheça mais sobre a novidade!
O sonho de trazer as manobras do surf para as ladeiras de asfalto da cidade é antigo e já virou roteiro de filme na série Dog Town. O carveboard parece ter atingido este objetivo com perfeição. A inovação está no sistema especial de articulação dos eixos com molas e rodas pneumáticas. Esta mistura de alta capacidade de curva e aderência proporciona uma “cavada” perfeita (manobra básica do surf). Daí vem o nome carve.

Como surgiu

Criado há dez anos na Califórnia por Joe Gerlach, pai de um dos melhores surfistas de ondas gigantes de todos os tempos, o americano Brad Gerlach, o propósito inicial seria apenas usar o protótipo para gravação de um vídeo com dicas de surf do filho. Mas o feedback de Brad e seus amigos, mostrou que algo maior estava nascendo. “Foi aí que percebi que o carve era não só uma excelente ferramenta de treino, mas também o mais próximo que se pode chegar do surf fora d’água”, explica. Em seguida, surfistas consagrados como Tom Curren, Dan Malloy, Josh Mohr e Ryan Franz viraram adeptos da modalidade e o esporte rapidamente virou febre nos Estados Unidos. Em 2004, Joe conta, em entrevista a um jornal californiano, que foram vendidos 15.000 carveboards naquele ano.

A Chave do Sucesso

Além da incrível similaridade com as manobras de surf, o carveboard também oferece outra grande vantagem: é muito versátil e fácil de praticar. A pressão dos pneus influencia sensivelmente na velocidade. Por isso, iniciantes têm facilidade com baixa pressão e em ladeiras com pouca inclinação, já para experts é possível adaptar maior velocidade aumentando a pressão dos pneus. O carveboard também é bastante versátil quanto aos diversos tipos de terreno existentes, sendo totalmente compatível. Os grandes pneus fazem deste equipamento uma espécie de skate “big-foot”, existindo duas versões: Slick, para asfalto e versão Cross para terra e grama.

Chegando ao Brasil

O marco da chegada deste esporte no Brasil foi o Carving Day I realizado em 2003, quando os poucos praticantes de carveboard da época tiveram a oportunidade de curtir 10 quilômetros de túneis na recém inaugurada Rodovia dos Imigrantes. A aventura foi matéria de destaque no Esporte Espetacular (TV Globo) e até hoje é lembrada por muitos. Logo surgiu a primeira fabricante nacional Dropboards, seguida pela Urban Surf, ambas em São Paulo e, mais tarde em Juiz de Fora/MG surgiu a Cutback. Esta com aperfeiçoamentos dignos dos EUA, tais como rodas de alumínio forjado e, hoje seus Carveboards tornaram-se alvo dos colecionadores e aficionados nacionais. Em 2006 surgiram competições em Curitiba, Brasília e São Paulo com mais de 3.000 praticantes em todo Brasil. Em 2007 chegou ao Rio de janeiro, atualmente, no Rio de Janeiro, sendo criada a Carvebrothers RJ que é associação dos carveboarders cariocas. A Carvebrothers RJ tem seu “templo” na Vista Chinesa, Alto da Boa Vista, onde são realizados os famosos encontros de confraternização deste esporte relativamente novo no cenário carioca, não há ainda competição estadual, porém já se conta 75 atletas deste esporte radical no estado. A partir de 2008 o Rio de Janeiro passou a enviar um competidor carioca: Pedro “El Chavo” para representar a Carvebrothers RJ no brasileirão que é em São Paulo, tendo este se destacado na competição, subindo do 6º lugar em 2008 para o 2º em 2009 na categoria Open.

Todas as fotos foram autorizadas pelos membros da Carvebrothers RJ.


Disponível online no endereço: http://inema.com.br/mat/idmat113807.htm

Um comentário:

Desteves disse...

Guto representa muita coisa no carveboard hj no rio de janeiro e no brasil.
Aqui o negocio vai melhorar novamente, aguardem novidades moçada!

Vlw china, é nozes!